"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." Roberto Simonsen

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Diferenças entre Educação e Pedagogia

 Ano da Postagem: 2022

Localização: Salvador-BA

 

Fonte: imagem obtida pelo Google.


Para falarmos da temática há relevância para os estudos e conhecimentos. Embora, muitos estudantes e profissionais, discorrem que Educação e Pedagogia são terminologias sinônimas, mas de fato, têm diferenças, quais são?

Primeiramente, a Educação tem múltiplas apreciações, porém, pode-se ser entendido como uma práxis social, ou seja, é uma prática social em prol de desenvolver através de ensino-aprendizagem e nas ações integrativas de consolidar as pessoas adquirindo os conhecimentos, habilidades cognitivas, emocionais e entre outros.

O fundamento da Educação, com a previsão no ordenamento jurídico pátrio, especialmente na Constituição Federal de 1988,  em seu artigo 205, elencando no diploma legal, que a Educação é o Direito para todos, competindo aos Entes Federativos (União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios) de assegurar ao acesso à educação nas instituições de ensino, para   crianças, adolescentes, à EJA (Educação de Jovens e Adultos), tanto nos contextos formais e informais, isto é, a educação propicia sob os aspectos de lograr êxitos nos conhecimentos, visando a humanização do ser humano.

Nessas entrelinhas, nos termos da Lei n. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, perante a luz do pensamento dos profissionais da educação, como “Constituição da Educação”, tratativas de normativas que regulamenta a educação tanto nos ensinos públicos e privados, entre a educação básica – composta pela educação infantil, ensino fundamental e médio bem como, a educação superior, e no que tange aos demais procedimentos que certifica o lato da educação. 

Realçando, a educação adveio desde os primórdios da humanidade, assim como, não está restrito as instituições de ensino, contudo, está atrelados em inúmeras circunstâncias, como exemplo: familiar, social, trabalho, amigos e entre outros.

No que tange à Pedagogia, é interpretado como uma ciência da educação, procura estudar os liames e aos fatores pedagógicos nas relações de teoria e práticas nos procedimentos de ensino aprendizagem, sua atuação é heterogênea, podendo ser: interna (atuação direcionada no âmbito escolar, trivialmente conhecido) e externa (exerce forma do contexto escolar, pode ser presenciado como: Jurídico – Pedagogia Jurídica, Saúde – Pedagogia Clínica e Hospitalar, no entanto, geralmente estes profissionais especializam em Psicopedagogia, Empresas e/ou Organizações – Pedagogia Empresarial  ou Organizacional et cetera. Tendo em consideração, o estudo da Pedagogia é abrangente e extensivo, não restringe somente em uma área caracterizada.

Concluindo, a Educação está vinculada e conectada com a Pedagogia diante das perspectivas de atuações, com diretrizes de potencializar à formação dos cidadãos.   

 Escrito por Gabriela Toss Reis.

Legislações Consultadas: 

 

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm .

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário