Ano da Postagem: 2024
Localização: Salvador-BA
![]() |
Fonte: imagem obtida pelo Google. |
Caros (as) leitores (as)!
O tema de hoje vai ser as diferenças entre a Mediação de Conflitos e Mediação Sistêmica.
A Mediação de Conflitos surgiu nas principais legislações 13.140/2015 - Lei de Mediação e pelo Código de Processo Civil vigente, o CPC/15, ambas legislações possuem caráter consensual para que as partes possam obter acordo.
A Mediação Sistêmica tem como base da terapia da constelação familiar e sistêmica, com os ensinamentos do ilustre Bert Hellinger, isto é, a Mediação sistêmica sob análise dos procedimentos, possui uma visão a frente da solução de conflitos.
Para analisar, disponibilizo o quadro comparativo para compreender as distinções, temos:

Vale ressaltar, embora as partes quando relatam os seus problemas durante as audiências de Mediação relacionados: família, trabalhista, pessoal e entre outros, ambos institutos parecem terapia, mas deixando claro que tanto a Mediação de Conflitos e a Mediação Sistêmica, as práticas não possuem caráter terapêutico, o intuito é de facilitar as partes para obter acordos. Ambas as mediações podem ocorrer entre os âmbitos extrajudicial e judicial.
Finalizando o tema de hoje, tratei dessa temática porque já existem alguns cursos e trabalhos com ambos os institutos. E, uma pergunta que alguns podem ficar com dúvidas, “qual o melhor dos dois?” Não tem melhor ou não, fica critério de cada estudo e seguimento que couber para mediador (a) no exercício da profissão.
Escrito por Gabriela Toss Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário