Ano da Postagem: 2024
Localização: Salvador-BA
![]() |
Fonte: imagem obtida pelo Google. |
Olá, caros leitores, o tema de hoje está atrelado à Controladoria Jurídica. A leitura está pautada para todos os estudantes de Direito, Bacharel, Advogado ou algum profissional que tenha alguma experiência na área jurídica e com o interesse em atuar na área de Controladoria Jurídica.
Primeiramente, quero deixar algumas ressalvas, percebemos que Advocacia como o próprio Direito vem modificando com o tempo, através ao acesso das informações, devido a era da Globalização, lembrando, que os processos eram físicos (papel) imagine? Levando nas Varas os processos em mãos para poder protocolar? Imaginem os desgastes que tínhamos? Graças que com o avanço das tecnologias, muitas coisas alteraram não foi?
Com o passar do tempo, as tecnologias foram surgindo, boa parte dos Tribunais de Justiça dos Estados brasileiros estão utilizando a plataforma digital jurídico vou citá-los como exemplo, temos: o PJe (Processo Judicial Eletrônico), e-SAJ (Sistema de Automação da Justiça), PROJUDI (Processo Judicial Digital) e entre outros, podendo acompanhar os processos judiciais independentemente de tramitação, evitando menos desgastes para todos os profissionais. Devido a contemporaneidade, o surgimento dos Softwares Jurídicos dá ensejos para que os advogados saibam gerenciar o seu escritório, a sua demanda processual, atendimento ao cliente e entre outros.
A pergunta é, qual o conceito de Controladoria Jurídica? Existem inúmeros significados, o que posso dizer, e como profissional desta área tão positiva e muito enriquecedora, a controladoria jurídica consiste numa gestão especializada, atuando nos departamentos de escritórios de advocacia, trazendo benefícios necessários para uma implantação eficaz, aumentando estrategicamente o setor, a produtividade e gerando êxitos nos resultados.
O profissional da Controladoria, o Controller, trabalha no software jurídico, realiza algumas atividades, temos: recebimento e tratamento das publicações, escolha de customização do software, digitalização, protocolos físicos e eletrônicos, emissão de relatórios internos, emissão de relatórios externos, emissão de guias de custas e dentre outros.
Em síntese, vou listá-los as competências a recomendação do profissional da Controladoria Jurídica, não é algo concretizado, mas quem atua na Gestão, tem ciência e qual a postura deste profissional deve obter mediante empresa, temos:
- Disciplina;
- Planejamento;
- Estratégico;
- Liderança;
- Foco;
- Organização;
- Analítico;
- Sistêmico;
- Proatividade;
- Dinamismo.
Nesse caso, trata-se de inovação da Advocacia? Sim, atualmente a Advocacia está no 5.0, isso mesmo caro leitor, tornando-o mais complexos e dinâmicos para gerir no seu negócio, onde os profissionais devem atender os desafios e as inovações que as tecnologias estão sendo inseridas no campo profissional, temos: a inteligência artificial, jurimetria, analytics, métodos da mediação, conciliação online (Online Dispute Resolutions - ODRs), ou seja, devemos aproveitar os novos serviços e oportunidades no mercado.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo. Muito obrigada, até mais!
Escrito por Gabriela Toss Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário