"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." Roberto Simonsen

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Quem pode ser terapeuta?

Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA


Fonte: imagem obtida pelo Google.



Referente à temática, a terapia trata-se de lidar com a saúde física e mental, provendo o bem-estar dos indivíduos. 
 
Vale lembrar, para ser terapeuta necessariamente não precisa ser graduado em Psicologia, como assim? Para se tornar Psicólogo(a) deve obter graduação em psicologia, e posteriormente adquirir o registro do Conselho de Classe. 
 
É cediço lembrar, que profissões regulamentadas existem no Conselho de Classe e Ordem, como por exemplo: CRM - Conselho Regional de Medicina, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, CRP - Conselho Regional de Psicologia, COREN - Conselho Regional de Enfermagem, CRA - Conselho Regional de Administração, e entre outros, são profissionais regulamentados que exigem Lei ou Decreto Federal. 
 
Já as Terapias, devem-se realizar cursos de formação e capacitação nas instituições, nesse caso, não existe Conselho de Classe, até porque são profissões reconhecidas e não regulamentadas.  As profissões reconhecidas estão atreladas ao Ministério do Trabalho e Previdência (MPT) são aquelas aquelas incluídas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Em alguns casos, como por exemplo, nas Terapias Holísticas, Alternativas, Integrativas ou Complementares. Apesar disso, existem algumas associações para que estes profissionais possam adquirir o registro para adquirir seriedade e reconhecimento, mas o critério é facultativo. 
 
Por fim, atuar na terapia é gratificante, visa assegurar os sujeitos a suprir os conflitos inerentes sejam por aspecto interno e externo. 
 
Escrito por Gabriela Toss Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário