"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." Roberto Simonsen

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Por que a Constelação Familiar pode ser chamada de Sistêmica?

Ano da Postagem: 2021

Localização: Salvador-BA


Analisando o tema, pode-se dizer que a Constelação Familiar é Sistêmica porque não está direcionado somente na área Familiar, devido aos estudos dos pesquisadores, a Constelação vem sendo atuada nas demais esferas. 

Escrito por Gabriela Toss Reis.

De acordo com a temática, segue o vídeo para maiores entendimentos e compreensão. 


 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Definição da Constelação Familiar

 Ano da Postagem: 2021

Localização: Salvador-BA


Fonte: imagem obtida pelo Google.



Vídeo da explicação



📌 Explicando do tema:

 

Fazendo um breve resumo do tema em tela, a Constelação Familiar trata-se de um método terapêutico, ajuda identificar os emaranhamentos ou emaranhados, herdados de gerações anteriores ou outras relações afetivas, desenvolvido pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger.

Bert Hellinger, foi um grande estudioso e observador das relações humanas, criou as leis sistêmicas ou ordens do amor. 

As leis sistêmicas são divididas em 3 (três):  

1ª. Ordem ou Hierarquia:  Ordem de Chegada no membro familiar

2ª. Pertencimento: as raízes, ou seja, são os vínculos na família onde todos os membros têm o direito de pertencer, não devendo ser excluído; e 

3ª.  Equilíbrio entre o dar e o receber (nas relações). 

 

Para obter mais esclarecimentos do referido tema, quer dizer, as práticas da Constelação Familiar atuam para evitar os modelos de repetições das gerações anteriores, com tentativas de solucionar os conflitos presentes nos indivíduos. Em relação sobre as leis sistêmicas ou ordens do amor, o terapeuta Hellinger procurou observar em seus estudos os comportamentos que conduzem nas relações humanas. 

 

1ª Lei Ordem ou Hierarquia quer dizer, que todos os indivíduos naquele membro Familiar todos devem respeitar a ordem de precedência dos demais, imaginemos uma árvore genealógica, e nessa árvore determina a ordem dos nossos ascendentes e dos dependentes, então, é o que ocorre no meio Familiar. 

2ª Lei O Pertencimento os indivíduos têm o direito de pertencer naquele meio familiar, ninguém deve ser excluído. 

3ª Lei Equilíbrio entre o dar e o receber - essa lei é saber conduzir o equilíbrio nas relações. Como por exemplo, imaginemos aquela pessoa que sempre doou naquele indivíduo, sempre o ajudou e de repente aquela pessoa sequer reconheceu o seu esforço de ajudá-lo, ou seja, só recebe e o dar? Onde fica? Então, as trocas de relações devem existir entre os indivíduos, por isso que deve obter o equilíbrio.  Quero dizer, que a terceira lei é saber equilibrar nas relações, por isso, o “dar e o receber”. 

 

Para ilustrar a citação em tela, abordo uma ilustração para que os (as) leitores (as) possam compreender, temos: 

JGAp2HP.png

Conforme a imagem acima, quero dizer que símbolo da árvore possui inúmeros significados, sempre respeitar as leis sistêmicas ou ordens do amor, caso não respeitá-las, aquele sistema familiar sofre consequências tanto no presente e nas próximas gerações.

Por fim, de tal modo, quaisquer violações dessas leis sistêmicas podem ocasionar problemas futuros nas gerações seguintes.

Escrito por  Gabriela Toss Reis.