"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." Roberto Simonsen

sexta-feira, 28 de junho de 2024

 Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA


Primeiramente, as leis vieram para a sociedade civil no intuito de que o Estado atue com a jurisdição com o poder-dever.


Conforme análise de Platão, será que o nosso judiciário pelo cenário atual, aplica conforme às normativas legais ou por viés político? 

Reflitam! 


Escrito por Gabriela Toss Reis. 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Mediação Sistêmica no âmbito Jurídico

 Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA


Mediação Sistêmica no âmbito jurídico, diz respeito às práticas da Constelação Familiar, com o intuito de solucionar os conflitos processuais, sejam: extrajudiciais e judiciais.⚖

Tradução em espanhol:

Mediación Sistémica en el ámbito jurídico, dices al respecto a las prácticas de la Constelación Familiar, con el intuito de solucionar los conflictos procesuales que sean: extrajudiciales y judiciales. ⚖


Escrito por  Gabriela Toss Reis.


 

terça-feira, 18 de junho de 2024

Definição de Direito Sistêmico

Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA

Fonte: imagem obtida pelo Google.





Aos leitores, fazendo um resumo desse tema tão grandioso que eu sou suspeita em dizer, não é? Posso destacar que o Direito Sistêmico está atrelado com as práticas da Constelação Familiar, inclusive abordei esse assunto exclusivo nesse espaço.

Partindo desse pressuposto, a Constelação Familiar e Sistêmica, aplicando técnicas terapêuticas, permitem encontrar soluções para as pessoas. Suas práticas iniciaram com o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, pelo Dr. Sami Storch. Por isso, ela tem se desenvolvido rapidamente, sendo o Brasil pioneiro na aplicação das Constelações Familiares pelo Judiciário. (REIS, Gabriela Toss, 2019). Ou seja, o Estado da Bahia, através da 2ª Vara de Família da Comarca de Itabuna, lidando com os acordos processuais, principalmente nos casos de Direito de Família.

Posso dizer, que é algo inovador do Direito para os operadores do Direito, deve lograr postura sistêmica, promovendo as ferramentas sistêmicas para administrar e beneficiar em prol da Justiça, proporcionando a pacificação dos conflitos evitando demandas no judiciário, podendo beneficiar as partes através do acordo. 

Para não esquecer, é válido enriquecer o conhecimento, vou disponibilizar a reportagem do Programa do Fantástico pela emissora da Rede Globo, abordando sobre as práticas do Direito Sistêmico no Judiciário, vem alcançando êxito nos acordos processuais, auxiliando os Métodos Adequados de Solução de Conflitos, como a Conciliação e a Mediação.

Escrito por Gabriela Toss Reis.

 

Vídeo: Reportagem da Rede Globo, exibida no ano de 2017.  


Finalizando o tema, segue novamente o Reeals do vídeo sintetizando sobre o conteúdo elencado. 


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Você por mim

 Às vezes, a alma da mãe está olhando para algum destino difícil do passado, alguma coisa pesada, que ela não suporta, e, inconscientemente, “diz” para o filho: “você faça por mim”.

E o filho, também de forma inconsciente, assume aquilo pela mãe: “eu faço por você” - é um pacto secreto e inconsciente.

A mãe, conscientemente, não quer sacrificar o filho, mas a sua alma está conectada com aquela dor, que ela não suporta, e o filho se conecta com aquela dinâmica do passado.

Às vezes, a mãe já estava conectada com aquela dinâmica do passado dos próprios pais, e já tinha tomado a dinâmica para si.

É assim que, por vezes, gerações estão sujeitas a serem sacrificadas, uma após a outra, por emaranhamentos sistêmicos, por não terem a clareza dessas dinâmicas.

E, quando trazemos isso à luz, os pais se dão conta, percebem a própria responsabilidade, e podem evitar que isso aconteça.

(Texto extraído da live Quando os pais não liberam os filhos para a vida, com Sami Storch)

sábado, 15 de junho de 2024

 Livros maravilhosos com tarefas árduas e exitosas. 


A Interdisciplinaridade no Direito: abordagens de estudos e casos práticos. Organizadora: Gabriela Toss Reis.


Capítulo: A importância da Mediação de Conflitos no Ordenamento Jurídico

Ano de Publicação: 2023


Mediação e Justiça Restaurativa: a Efetividade da Justiça Multiportas Para o Tratamento dos Conflitos (Volume 6), em que o artigo Científico publicado pela Paco Editorial, fazendo parte de Capítulo do livro. 


Capítulo:  A Comunicação Não Violenta e sua eficácia para a solução de Conflitos

Ano de Publicação: 2022

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Líder ou Chefe? Chefe ou Líder?

Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA

 

Fonte: imagem obtida pelo Google.

Olá, caros (as), leitores (as), espero encontrá-los (as) bem!

 

Quem trabalha ou quem já trabalhou sabe que em uma empresa ou organização possui aquela figura de gerenciar as pessoas, equipes, não é? Qual denominação seria? Líder ou Chefe?  Vou descrever algumas situações para melhor compreensão, temos:

 

1ª Situação. Conhece alguém que já passou por situações desagradáveis daquela pessoa querer “mandar” na outra? Ou aquela postura de autoritarismo? Inúmeras pessoas passam por isso na empresa, podendo gerar certos transtornos físico e mental, até mesmo, deixam de produzir suficiente no trabalho.

 

2ª Situação: Conhece alguém que já passou por situações agradáveis que o corpo daquela equipe ajuda uns aos outros, sempre pensando em planejamento e nas estratégias? Muito pouco, mas tenho certeza de que alguns na empresa agem dessa forma, gerando conforto para os colaboradores, funcionários, produzindo metas e dentre outros.

 

Viram como essas situações descritas ocorrem no nosso cotidiano? O tema de hoje vai ser sobre: diferenças entre: Líder e Chefe.

 

Chefe: “A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”. (Mario Sergio Cortella). Ou seja, o Chefe é aquele profissional com posturas autoritárias, cartesiana, foca somente nos processos da empresa, não aplica a escuta ativa e entre outros.

 

rALZn1h.jpg
Fonte: imagem obtida pelo Google.

 

 

LÍDER: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. (Abraham Lincoln). Isto é, o líder é aquele que orienta e motiva os seus funcionários, motivar, saber escutar ativamente, postura sistêmica e entre outros.

 

k8m9X0n.jpg
Fonte: imagem obtida pelo Google.

 

E aí, você leitor (a) é líder ou chefe?

 

Espero que vocês tenham compreendido a minha explicação. 

Escrito por Gabriela Toss Reis.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

12 de Junho comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil, essa mensagem serve para refletir!

Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA




12 de Junho comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil, essa mensagem serve para refletir!




Qual o conceito de namorar? Namorar é buscar afeto, amor, mas, namorar não significa estar junto, porque nem sempre a pessoa que está ao lado sente-se confortável e quem está solteiro (a) não quer dizer que está sozinho (a), pelo contrário, está namorando a si mesmo!

Algumas pessoas preferem estar sozinhas, mas se sentem felizes e algumas, para estar felizes, precisam compartilhar com outro (a).

Deixando claro, para se relacionar com alguém, a pessoa deve se amar primeiro, ou seja, amor-próprio! 

Venho desejar um Feliz Dia dos Namorados para você que está solteiro (a) e feliz dia dos namorados para aqueles que estão namorando.

Amor-próprio! 👏🏼😍💙

Escrito por Gabriela Toss Reis. 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Direito Sistêmico sob análise do Dr. Sami Storch

 O filho não conseguirá nunca retribuir aos pais na mesma medida em que recebeu. Afinal, recebeu deles a vida. A vida é algo tão grandioso, que nada se compara ao que os pais dão ao filho quando lhe permitem nascer e viver.


Refiro-me apenas ao fato de os pais darem a vida aos filhos, sem fazer alusão a tudo o mais que os pais costumam lhes dar.

O que isso significa? Mesmo um pai ou uma mãe que só deram a vida para o filho e depois o entregaram em adoção, por exemplo, são eles que deram o bem maior que alguém pode ter na vida, que é a própria vida.

A vida é muito subestimada quando se compreende que os pais que deram a vida a uma criança não são bons pais, e que outros são melhores do que eles. Quer dizer que sustentar um filho é mais importante do que a própria vida?

Independentemente de qualquer julgamento, independentemente de eles terem feito de propósito, dos crimes que cometeram, independentemente de qualquer coisa, a vida em si é o mais importante.

Os filhos nunca conseguirão retribuir o que os pais lhes deram. E a única forma de os filhos honrarem aquilo que receberam dos pais é transmitir adiante o que receberam.

(Trecho de uma aula com Sami Storch)

segunda-feira, 3 de junho de 2024

A constelação traz um olhar mais amplo para temas tipicamente jurídicos

Segue análise da Constelação Familiar, no que concerne ao Direito Sistêmico, entrevista com o Dr. Sami Storch. 

Desejo uma ótima leitura! 


Fonte: imagem obtida pelo Google.



A constelação traz um olhar mais amplo para temas tipicamente jurídicos

Quando eu conheci a constelação, vi uma nova forma de lidar com assuntos tipicamente jurídicos, como divórcios, disputa por guarda dos filhos, partilha de bens, heranças, ou questões contratuais, previdenciárias e trabalhistas.

Todas essas questões têm raízes sistêmicas, e podem estar relacionadas a fatos ocorridos no passado familiar, em gerações anteriores - muitas vezes, fatos sobre os quais as pessoas hoje nem têm conhecimento.

E eu percebi que a constelação traz um olhar que o Direito não estava alcançando, pois ele tem seus limites - principalmente o Direito tradicional, que se baseia apenas no que está nos autos.

Mas nós chegamos em um momento da humanidade em que isso, por si só, não está mais satisfatório. Vivemos uma crise enorme na sociedade e na humanidade como um todo, que se reflete no Direito. E, como todas as crises, esta pede transformação, pede um novo olhar.

É hora de buscar novas soluções, de subir uma oitava na compreensão das dinâmicas humanas, para que possamos encontrar soluções que antes nem se cogitava.

É isso que o Direito Sistêmico oferece.

A constelação, e o conhecimento das leis sistêmicas que compõem o Direito Sistêmico, auxiliam o profissional do Direito a se posicionar de uma forma solucionadora, de uma forma pacificadora.

(Texto extraído de entrevista com o Dr. Sami Storch)

Rotinas de Trabalhos e Estudos!

 Trabalhe e estude, porque logramos êxitos, através dos esforços. 


Dediquem-se! 👊🙌🙏







sábado, 1 de junho de 2024

Junho.......

Que o mês de Junho renasça, floresça para todos nós, especialmente para o Estado do RIO GRANDE DO SUL, que reinicia uma nova etapa de reconstrução. 

Abaixo, analisamos o cavalo, símbolo do patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul, mostrando a envergadura, forma, coragem e lutador como todo Gaúcho és. 

Segundo o hino Rio-Grandense: Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. 

Como diz a canção do Teixeirinha "Nas minhas veias escorre, o sangue herói de Farrapo". Quero dizer, vamos lutar, os nossos sangue escorre da valentia de Farrapos, a Revolução Farroupilha.

Viva o Rio Grande do Sul 💚❤️💛

Escrito por Gabriela Toss Reis. 

Fonte: imagem obtida pelo Google.