"Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior." Roberto Simonsen

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Mediação Extrajudicial: profissão reconhecida de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO

Ano da Postagem: 2024

Localização: Salvador-BA


Fonte: imagem obtida pelo Google.


Com o advento da Lei n. 13.105/15, o Código de Processo Civil vigente, CPC/15 valorizou a Mediação e a Conciliação como facilitação de Conflitos, previstos nos artigos 165 - 175. 

Além da Lei n. 13.140/15 - Lei de Mediação, ambas legislações têm por escopo de que a Mediação tem o intuito de solucionar as controvérsias entre as partes, seja nos âmbitos público e privado, sendo auxiliar da Justiça. 

Ressaltando o nosso estudo, a Mediação Extrajudicial é reconhecida e está incluída na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 351435.  


Escrito por Gabriela Toss Reis. 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

¿Qué tal hacer las cuestiones?

 Localização: Salvador-BA

 

Hola, estimado lectores (as). Este ítem está pautado para resoluciones de cuestiones con la lengua española, al final tiene explicaciones de la Gabriela Toss Reis. Deseo buenos estudios.

 

Ano: 2021 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Espanhol - PPL
 

 

rJqNt7f.pngERLICH. Disponível em: https://mansunides.org. Acesso em: 5 dez. 2018.

 

A charge evoca uma situação de assombro frente a uma realidade que assola as sociedades contemporâneas. Seu efeito humorístico reside na crítica diante do(a)

 

  1. constatação do ser humano como o responsável pela condição caótica do mundo.
  2. apelo à religiosidade diante das dificuldades enfrentadas pela humanidade.
  3. indignação dos trabalhadores em face das injustiças sociais.
  4. veiculação de informações trágicas pelos telejornais.
  5. manipulação das notícias difundidas pelas mídias.

 

 

Respuesta: La alternativa A estás correcta y responde para todas las alternativas. Es cuestión de interpretación, el hombre pregunta para otro que estás al su lado, y él responde “nosotros” quiere decir que son los seres humanos que deseo malo al nuestro planeta con crisis, inseguridad, miedo y entre otras.

 

Explicaciones por Gabriela Toss Reis.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Diferenças entre Educação e Pedagogia

 Ano da Postagem: 2022

Localização: Salvador-BA

 

Fonte: imagem obtida pelo Google.


Para falarmos da temática há relevância para os estudos e conhecimentos. Embora, muitos estudantes e profissionais, discorrem que Educação e Pedagogia são terminologias sinônimas, mas de fato, têm diferenças, quais são?

Primeiramente, a Educação tem múltiplas apreciações, porém, pode-se ser entendido como uma práxis social, ou seja, é uma prática social em prol de desenvolver através de ensino-aprendizagem e nas ações integrativas de consolidar as pessoas adquirindo os conhecimentos, habilidades cognitivas, emocionais e entre outros.

O fundamento da Educação, com a previsão no ordenamento jurídico pátrio, especialmente na Constituição Federal de 1988,  em seu artigo 205, elencando no diploma legal, que a Educação é o Direito para todos, competindo aos Entes Federativos (União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios) de assegurar ao acesso à educação nas instituições de ensino, para   crianças, adolescentes, à EJA (Educação de Jovens e Adultos), tanto nos contextos formais e informais, isto é, a educação propicia sob os aspectos de lograr êxitos nos conhecimentos, visando a humanização do ser humano.

Nessas entrelinhas, nos termos da Lei n. 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, perante a luz do pensamento dos profissionais da educação, como “Constituição da Educação”, tratativas de normativas que regulamenta a educação tanto nos ensinos públicos e privados, entre a educação básica – composta pela educação infantil, ensino fundamental e médio bem como, a educação superior, e no que tange aos demais procedimentos que certifica o lato da educação. 

Realçando, a educação adveio desde os primórdios da humanidade, assim como, não está restrito as instituições de ensino, contudo, está atrelados em inúmeras circunstâncias, como exemplo: familiar, social, trabalho, amigos e entre outros.

No que tange à Pedagogia, é interpretado como uma ciência da educação, procura estudar os liames e aos fatores pedagógicos nas relações de teoria e práticas nos procedimentos de ensino aprendizagem, sua atuação é heterogênea, podendo ser: interna (atuação direcionada no âmbito escolar, trivialmente conhecido) e externa (exerce forma do contexto escolar, pode ser presenciado como: Jurídico – Pedagogia Jurídica, Saúde – Pedagogia Clínica e Hospitalar, no entanto, geralmente estes profissionais especializam em Psicopedagogia, Empresas e/ou Organizações – Pedagogia Empresarial  ou Organizacional et cetera. Tendo em consideração, o estudo da Pedagogia é abrangente e extensivo, não restringe somente em uma área caracterizada.

Concluindo, a Educação está vinculada e conectada com a Pedagogia diante das perspectivas de atuações, com diretrizes de potencializar à formação dos cidadãos.   

 Escrito por Gabriela Toss Reis.

Legislações Consultadas: 

 

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm .

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.