Ano da Postagem: 2021
Localização: Salvador-BA
O post de hoje vai ser uma análise da frase do ilustre jurista Dr. Luís Roberto Barroso: “O advogado do futuro não é aquele que propõe uma boa demanda, mas aquele que a evita”. Vocês que estão lendo neste blog, quem é operador de Direito, sabe que no nosso setor possui diversas situações conflituosas, como por exemplo, as inúmeras demandas processuais no Judiciário, comumente resolvem as disputas nos limites impostos pela lei, sabemos que é normal acontecer disputas que não foram resolvidas dentro dos tribunais e cuja sentença foi favorável a uma das partes, deixando-o outro lado insatisfeito e gerando continuidade do conflito.
A minha pergunta é, o que o Advogado deve fazer nesses casos? O Advogado deve fazer é levar o cliente a raciocinar em termos de custos econômico e emocional para ajudá-lo a estabelecer acordo para evitar conflitos. Dessa forma, uma boa relação é o método para obter bons resultados. Ou seja, o Advogado é o profissional ativo que oferece ao seu cliente desenvolver uma postura sistêmica, cooperativa e colaborativa para solucionar os conflitos.
Em suma, a única forma de resolver os problemas atribuídos, é aplicação da metodologia de solucionar os conflitos através dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos, destacando algumas delas, temos, a: Mediação, Conciliação, Arbitragem, o próprio Direito Sistêmico e outros, gerando um modo cooperativo para que os envolvidos cheguem em um determinado acordo.
Escrito por Gabriela Toss Reis.