Ano da Postagem: 2024
Localização: Salvador-BA
![]() |
Fonte: imagem obtida pelo Google. |
Olá, caros (as) leitores (as), espero encontrá-los (as) bem! O tema de hoje é pautado ao mercado de trabalho, já atuei no Recursos Humanos tanto no estágio e como profissional e sei que no dia que realizamos o nosso currículo significa que é um passo para que os recrutadores possam analisar e em seguida marcar o dia da entrevista, olhe que bacana, não é? Mais, vocês sabem como realizar um currículo bem atrativo? Não? Ou, mais ou menos? Então, vou tentar orientá-los com as minhas dicas, temos:
![]() |
Fonte: imagem obtida pelo Google. |
- Inserir os dados pessoais necessários: nesse ponto vocês devem prestar muita atenção, somente inserir nome completo, e-mail, telefone para contato, endereço, cidade. Ah! Endereço de perfil de rede social, somente para fins profissionais, como por exemplo: Linkedin, Lattes, Blogs. Por favor, evite a rede social pessoal, ok!? Uma observação, RG, CPF, nome dos pais não põe no currículo.
- Especificar a área de formação: especificar atuação bem definida, com palavras-chaves e com destaque. Exemplo: Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Gestão de Conflitos e Mediação. Vale destacar que a área de formação não é o cargo pretendido, ok!?
- Descrever a sua formação: descreva de forma sintetizada, os seus graus de formação (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado). Caso ainda estiver cursando, o período deve deixar em conclusão: Exemplos fictícios:
Mestrado em Direito– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS) – 2017-2020
Mestrado em Direito– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS) – 2020- em conclusão ou tirar o ano e inserir em conclusão
- Fazer resumo das suas qualificações: com poucas palavras, como já diz, é um resumo das suas principais qualificações, devendo descrever as áreas de atuação e sua atribuição.
- Experiência profissional: é uma das mais importantes do seu currículo, onde o recrutador vai averiguar as suas experiências profissionais, aqui você vai descrever suas experiências relevantes. A ordem deve estar sempre das mais recentes, ok!?
- Cursos: essa parte é o que o recrutador vai prestar atenção, se o candidato mantiver atualizado e capacitado. Nesse tópico deve-se inserir cursos de capacitação, aperfeiçoamento ou formação, liste-os. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data.
- Esqueça fotos: via de regra, os currículos não precisam de foto, caso a empresa exija. Caso for incluir sua foto, tente usar de forma simples sem que apareça atenção, com vestes adequadas, certo!? Lembre-se a vaga é de emprego e não para festa.
- Observar a linguagem: ficar atentos (as) porque ficamos empolgados (as) realizando o currículo que esquecemos de revisá-los, antes de enviar o currículo por e-mail ou até mesmo imprimir, revisar sempre para que não haja erros da vernácula.
Finalizo o tema de hoje, é um pouco cansativo porque procurar emprego e ser recolocado no mercado não é fácil, mas espero ter contribuído com as minhas orientações. Pensem que vai dar tudo certo, seu SIM vai chegar, o não também faz parte, mas o importante é não desistir.
Conte comigo sempre! 🌺
Escrito por Gabriela Toss Reis.